segunda-feira, 3 de maio de 2010

"Entre o limite da adoração e o ego: o maior desafio dos ministros de louvor"


Durante alguns anos tenho conhecido várias pessoas, envolvidas com música gospel, e o crescimento de bandas de música, e pessoas envolvidas com artes na música! Não posso afirmar que sou um 'expert' nessa área, ainda falta muito, porém, algumas áreas da minha vida já foram tratadas, e posso aqui abordá-las com convicção para trazer o despertamento de nossos músicos e cantores, componentes em geral do ministério de artes e louvor em nossas igrejas!
É um enorme desafio para os ministros de música em nossos dias, saber separar o ego, da adoração a Deus! O mundo em que vivemos, cheio de egocentrismo, está distorcendo o real propósito da música para adoração em nossos dias, e na verdade, o que temos nas plataformas, são animadores de platéia(não generalizando), vazios da Presença de Deus, com lindas músicas e palavras de conforto psicológico, mas a nuvem de glória está distante!
Onde estão os 'Davis' da nossa geração? Dispostos a trazer a 'Arca da Aliança' que é a presença de Deus de volta?
Os músicos, ou ministros de louvor, grupo musical em geral na Igreja, são rotulados como adoradores, isso não é verdade, pois música não é sinônimo de adoração, e nem os músicos sinônimos de adoradores!
Sempre estamos ensinando repetidamente ao nosso povo: "dê sua melhor adoração", mas esquecemos, que Deus já possui a verdadeira e melhor adoração nos céus - Apocalipse 19:4 - "E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!"
Por este motivo, Jesus ensinou em seu ministério, Deus não busca adoração na terra, e sim, adoradores: "Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4: 22-24)
Por isso, por falta deste conhecimento, muitos musicos são egocêntricos, pois deslumbrados, se acham os 'tais' adoradores, pois em sua justiça própria se enchem em dizer "sou um levita consagrado" e menosprezam a outrem!
Quanta falta de conhecimento, não existe mais essa definição na nova aliança, em Jesus somos todos ministros de uma nova aliança: "O qual nos fez também capazes de ser ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica" (2 Coríntios 3:6 )
Estamos tão preocupados em demonstrar nossos talentos musicais que não atentamos para a questão principal: A PRESENÇA DE DEUS, ONDE ESTÁ? (leia mais sobre este tema em breve no blog)

Aprendendo a lidar com o EGO
"Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas" (salmo 17:8)
O Ego, aguçado de uma pessoa, o leva a crer que tudo gira ao seu redor, por mais que seja involuntário, mas, acabam atraindo glória para si, uma vez que se acham insubstituíveis, podendo levar a decadência espiritual, pois ainda não são tratados, e cheios de deslumbres, e emoções, acham que Deus está focado no que fazem!
Isso é comum em formações de bandas musicais na igreja, onde o peso da palavra 'levita' traz consequências desastrosas, uma vez que isso, não fica bem claro na mente dos nossos músicos!Devemos ter cuidado com nomeclaturas judaicas dentro do ministério de louvor. Usamos e dizemos que os músicos na igreja são os Levitas. Sabemos que os levitas, no Antigo Testamento, tinham muitos serviços e que posteriormente se acrescentou mais um serviço que foi a música. Didaticamente, trazermos ensinos dos levitas para nós hoje não é problema. O problema é judaizarmos o ministério de louvor e fecharmos os músicos como só eles são da Tribo de Levi. Jesus não veio da tribo de Levi, mas da tribo de Judá. Somos descendentes de Jesus, co-herdeiros em Cristo.
Ministrar é servir, é trabalhar para Deus. E trabalhar para Deus não é fácil.
A culpa é de quem? Dos líderes é claro! Que tem a função de ensinar, mas na verdade, estão gerando nos músicos e cantores, o que chamo de sindrome de UZÀ em nosso meio (2 Samuel 6: 1-11)
È necessário que saibamos que estamos crucificados com Cristo, e temos que nos assemelhar a Ele, para que nosso ego, seja mortificado, e não seja uma doença em nosso meio, Paulo afirmou: " Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:20)
Exercício ministerial, requer entrega, mansidão, humildade sendo gerado isso em santidade: " Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus / Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" (Levítico 20:7 / Mateus 11:29)
Aprender com Jesus e ser imitador Dele, mortifica o nosso ego, e somos gerados em glória, no real e verdadeiro novo nascimento, para realização de sua obra!

Espero que este texto, o ajude a compreender, que o real propósito singular de Deus, na música, é simplesmente o desejo de que todos sejam salvos, e nosso ministério seja parte integrante deste desejo do coração de Deus, estamos em um triângulo sem base de retorno, somos servos e muitas das vezes apenas trabalhamos e não bebemos do vinho, assim como os servos no casamento na galiléia, prepararam os tonéis, serviram, mas nem sequer, provaram do vinho!
Aquele que está em um ministério, é apenas um servo, e nem sempre participa do vinho!

Deus te abençoe e te desperte nestes dias! Que sua motivação seja tratada no teu íntimo com Deus! Fuja do inimigo do Ego, vá correndo para o lugar secreto, na câmara como fez Davi em Salmo 27:5, esconda-se no senhor, para que Ele, venha manifestar mais do Seu Poder! E então verás que Deus têm muito mais pra você, do que simplesmente a plataforma de nossas igrejas!

2 comentários:

  1. ESSE TEXTO ABORDA ALGO MUITO REAL NAS IGREJAS DE HOJE, PQ O EGO SE TORNA UMA SILADA DE SATANAS PARA DESTRUIÇÃOD E MINISTÉRIOS, POIS HOJE TODO MUNDO QUER SER RECONHECIDO COMO O FULANDO DE TAL.
    SEMPRE COM O ARTIGO DO SINGULAR O
    SOU O MINISTRO, O CANTOR, ISSO GERA UMA DEMOSTRAÇÃODE PODER DE GRANDIOSIDADE DE AUTORIDADE,POIS NÃO É POUCA COISA ELE É O.
    QUANDO PENSAMOS NISSO, PENSAMOS NO QUE REALMENTE TEMOS BUSCADO,SE TEMOS CORRIDO ATRAS DE ESTATUS, DE CARGOS DE FAMA, NOTORIEDADE OU DE RELAMENTE ADORAR EM DEUS EM ESPÍRITO EM EM VERDADE? VEMOS MUITA COMPETIÇÃO DE EGOS NOS MINISTÉRIOS DE LOUVOR, PESSOAS FRUSTRADAS E RECHASSADAS, PESSOAS QUE PERDERÃO A FÉ A O SENHO E AVONTADE DE ADORAR A DEUS POIS SE CONFRONTARÃO COM PESSOAS QUE SÓ QUEREM SABER DE CARGOS E MAIS CARGOS,PESSOAS QUE SÓ QUEREM PALCO PARA FAZER SHOW, COMO FOIDITO VERDADEIRO ANIMADORES DE PLATÉIA! QUE POSSAMOS ESTAR EM ESPÍRITO DE ORAÇÃO E PEDIR COBERTURA ESPIRITUAL PARA QUE NÃO SEJAMOS MAIS UM DESTES!!!

    ResponderExcluir
  2. As vezes eu acho que vc copia isso de algum lugar.Brincadeirinha!!!!!!!!!Eu sei q vc é muito usado por Deus,e certamente não nos conhecemos por acaso,vc tem abençoado muito a minha vida,oro por vc todos os dias pq "uma nova história Deus tem pra ti".Te amo muito amigo!!!!

    ResponderExcluir