sábado, 1 de maio de 2010

INSPIRAÇÃO E EXPIRAÇÃO DE UM ARTISTA


" O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor." Salmo 45:1





Falar sobre a inspiração do artista, é dar continuidade a alguns temas que ja tenho postado no blog!

Inspiração se refere a um estado inconsciente de elevada criatividade que o autor sofre ao desenvolver alguma ação criativa, como escrever uma musica, livro, ou outras atividade artísticas.

Nosso alvo e meta aqui é falar da inspiração do compositor, como artísta para crescimento do corpo de cristo e edificação da igreja,em suas inspirações musicais!
Como ja comentamos anteriormente, a música é um projeto de Deus para o homem, um dos planos divinos para humanidade, claro, jamais desvalidando o maior projetos de Deus para humanidade que é a salvação, através do sacrifício de JESUS!
Sempre ouvi falar de muitos líderes em nossa nação: "você é, o que você come", e venho meditando nisso, pois se nos alimentamos da palavra de Deus, somos renovados em nosso entendimento, e a palavra afirma isso em Romanos 12:2 : "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." Interessante abordar isto em comum com a inspiração pois, tenho observado como algumas composições que são gravadas em forma de musica, não passam por uma correção teológica e concordância bíblica, pois são frutos de mera emoção, e não inspiração do Espírito Santo!
Assim como acontece no sistema respiratório do corpo humano, inspiramos ar, e expiramos o gás carbônico, posso ousar em dizer que isso que acontece com os artistas inspirados por Deus, inspiramos a Sua revelação e expiramos ao homem, mas sem toxidade, mas sim, para trazer vida!(João 7:38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre)

Com o crescimento do mercado fonográfico no meio 'gospel', o numero de compositores cresceram; mas com qual intuito? de glorificar a Deus?
Bem, a palavra afirma, que pela árvore conhecereis seus frutos, está muito dificil, vermos frutos de edificação, exortação à santidade, em nossos cânticos hoje, pois muitos não passam de meras palavras de auto-ajuda, sem focar o príncipal alvo da musica de louvor, que é enaltecer o nome de Jeová!
Isso têm sido uma constante em nossa realidade, o prpósito está perdido!
A inspiração em muitos casos, seguidos de um acontecimento, não é simplesmente um 'desligar do tempo', mas sim uma profunda meditação, e atração por Deus, para enaltecê-lo. Claro as inspirações, podem vir em todos os momentos, assim como o Apóstolo Paulo, escrevia suas cartas em cadeias, mas era ali inspirado por Deus! Ou até mesmo Davi, que expressava suas aflições em canticos, porém sempre dando glórias a Deus!

Temos que estar voltados para a revelção da Palavra para ministrarmos nossos louvores, e termos cuidado no que ministramos ao nosso povo, afim de que o inimigo não semeie seus planos de destruição e queda gradativa do homem através de nossas palavras, que muitos afirmam ser proféticas, mas não têm passado de meras palavras de conforto psicologico, e não se cumprem, e apenas frustram sonhos!
Quero aqui convocar os ministros da nova aliança, a buscarem a real revelação da Palavra para suas ministrações e composições, pois nossa unica meta é Jesus!
Deus abençoe vocês!


A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.(Colossenses 3:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário